quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CENÁRIO DO AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO - SBPA  - Porto Alegre - RS




Fazer um cenário demanda muito tempo de pesquisa, dedicação e trabalho o que também gera algumas despesas, portanto se você gostar do cenário e quiser fazer uma contribuição voluntária de qualquer valor , clique no botão DOAR do PayPal ao lado.
Muito obrigado por sua contribuição !


Olá Pessoal

Estou lançando o cenário do Aeroporto Internacional Salgado Filho "em obras" uma vez que ele ainda continua sendo um aeroporto em obras e conforme forem progredindo as obras irei atualizando o cenário.

O cenário está sendo lançado com as pontes de embarque estáticas pois as móveis continuam em desenvolvimento/testes de otimização e de desempenho e tão logo fiquem prontas o Jefferson disponibilizará um "patch" para a instalação delas no cenário.

O cenário foi desenvolvido baseado na plataforma do FSX e FSX SE , funciona também no P3D mas pode apresentar "flickering" nos efeitos nas torres de iluminação e nas luzes de taxi, além da ausência dos aviões estáticos presentes no cenário na versão do FSX.

O cenário possui uma posição nos Gates para aviões de médio porte que é a 1C , escolhi essa posição baseado em observações de imagens de aviões 767 e A330 parados lá.
As posições de 23 a 27 que correspondem aos Mamuths estão configuradas para receber aviões da Azul pois me parece que são os que param lá.
Eu sei que deveria ter uma posição para aviões maiores tipo 777 mas o aeroporto tem um pátio pequeno e infelizmente a AI do FSX não entende como acomodar aviões de grande porte ao lado de menores se essas posições quase se sobrepõem como são no caso de POA.

Agradecimento aos amigos Jefferson pela dedicação ao projeto das pontes móveis , Leber por me ajudar a testar o cenário, Odair Fazzio e RMartel pelas observações no P3D , ao Eduardo Mello pelos veículos estáticos presentes no cenário , ao Alexandre Alves ao Ricci e ao Bruno Heuser pelas informações e fotos do aeroporto e a todos que colaboraram com o Blog , esse cenário é de voces , espero que gostem.

Apesar de não ser um cenário propriamente feito para uso com o P3D eu fiz uma versão para ele pois existem algumas pequenas diferenças em relação à versão para o FSX  , seria até fácil para trocar os arquivos mas para evitar confusão achei melhor separá-las , as versões estão indicadas no local para download.

Fiquem à vontade para apontar prováveis eventuais falhas para que eu possa corrigi-las no futuro.


DOWNLOAD versão para FSX

DOWNLOAD versão para P3D





197 comentários:

  1. Ficou show! Zanolli, vc vai fazer CNF com o terminal 2?

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu Zanolli meu irmão! Ficou show o cenário, parabéns ai mais uma vez pelo trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho fsx steam !!!! e em alguns gates as asas dos aviões estão passando por dentro deses gates ! como solucionar isso ? e tambem algumas aeronaves ( parte delas ) ficam engolidas como se estivesse dentro do saguão !! como resolver isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que você tenha algum outro cenário desse aeroporto ativado , isso ocorre quando tem mais de um AFCAD .

      Excluir
    2. Problema solucionado !!!! reinstalei o cenário e está tudo ok!!! obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho !!!!

      Excluir
    3. Só uma última duvida ! porque alguns aviões estáticos ficam invisíveis ???? tanto em POA como BSB E CNF

      Excluir
    4. Eu tinha notado que no P3D eles não aparecem mesmo mas no FSX aparecem , você está usando o FSX com o DX10 ativado ?

      Excluir
  4. Parabéns Zanolli, muito obrigado cara! voce é muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. Vou baixar e testar agora mesmo! Obrigado por mais um cenário Zanolli! Mais tarde vou ver se consigo realizar uma doação em agradecimento a mais um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mestre! Parabéns, foi um prazer poder ajudar com o pouco que pude! Já lhe mandei umas moedas dentro das minhas condições hehehe... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bruno , suas informações e fotos me "salvaram" hehehe... agradeço muito a sua contribuição também :-)

      Excluir
  7. Parabéns, excelente trabalho! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Grande zanolli ,baixei seu excelente cenario,mas estou com o seguinte problema,os fingers não estão aparecendo no cenario,algum modo de solucionar o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo , meu amigo de CWB , tudo bem ? você está usando algum outro cenário de Porto Alegre ? se estiver precisa ver se nele tem algum AFCAD do aeroporto e retirar, se não me mande uma imagem para eu tentar ver o que está acontecendo, tem meu e mail np fim do "leia-me" .

      Excluir
    2. Tudo beleza meu amigo,ja resolvi o problema.era alguns arquivos bgl do cenario fotorreal do paulo ricardo que continham o terminal antigo.
      Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. qual arquivo que vc excluiu pros gates aparecerem?

      Excluir
  9. Zanolli eu só tenho é que agradecer por esta obra fantástica que voce vem fazendo. Não tenho nem palavra para expressar a minha gratidão por tudo que voce faz em termos de simulação. Parabéns teus cenários além de perfeitos, são muitos realistas. Eu me sinto realmente pousando no aeroporto.Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idéia é essa mesmo , pode ser que as texturas de solo não tenham uma definição perfeita mas pelo menos você está pousando e taxiando "em cima" do aeroporto real , gosto muito disso .
      Obrigado !

      Excluir
  10. Parabéns pelo Cenário!!!
    Deveria fazer uma enquete dos proximos cenarios.

    ResponderExcluir
  11. Muitíssimo obrigado, mesmo!! Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Parabens Zanolli pelo grande trabalho estou querendo doar tem como doar pelo boleto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriel , agradeço a boa vontade mas por boleto não.

      Excluir
  13. Parabéns RZanolli, sou novo por aqui mas já gostei dos cenários antes mesmo de baixa-los, espero que continue com este lindo trabalho. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mano trabalho perfeito

    Tem Como encomendar um cenário?
    Eu sou Angolano e aqui os cenários sao mesquinhos

    Posso pagar de boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, desculpe mas não faço cenários por encomenda.

      Excluir
  15. Grande prof. Zanolli, vou me juntar ao coro, e dizer que estás sempre de parabéns pelos trabalhos, vamos ver se um dia aparece alguém interessado em fazer cenários como vc para aeroportos do RS mais movimentados, tipo SBCX, SBSM, SBPK...... são poucos mas do interior nenhum como seus. Parabéns mesmo e que tenhamos sempre novidades boas. Boas Festas junto com todos que lhe são caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Geraldo , também desejo boas festas para você e todos os seus :-)

      Excluir
  16. BOA NOITE, ZANOLLI AS JETWAYS ESTÃO ESTATICAS??

    ResponderExcluir
  17. Olá Zanolli,

    Como sempre está de parabéns, não me canso de elogiar. Além disso, poder ajudar num trabalho desses, é sempre um privilégio.

    Grande abraço meu amigo !

    Leber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privilégio mesmo é eu ter a sua amizade Leber :-)
      Grande abraço meu amigo !

      Excluir
  18. cenario ficou muito bom parabens o cenario sbpa

    ResponderExcluir
  19. Olá RZanolli, parabéns pelo excelente trabalho. Ainda não instalei o cenário. Tenho o cenário de Porto Alegre do Paulo Ricardo. Preciso deletar algum arquivo para que não dê incompatibilidade com o seu cenário? Vi uma pergunta acima que teve algum problema com fingers. No arquivo Leia-me que veio junto com o cenário vc não citou nada sobre incompatibilidade com o cenário do Paulo Ricardo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos , não citei porque não tenho o cenário dele para testar mas com certeza tem arquivos que devem ser tirados e eu não tenho como saber quais são , mas é só mandar um e mail para ele que ele vai te indicar quais arquivos devem ser tirados.

      Excluir
  20. Zanolli seus cenários são maravilhosos,muito realistas,vc ta de parabéns!O problema que to tendo com seus cenários é com relação a lag,porque quando chega perto do aeroporto e no aeroporto,o fsx dá umas crises de lag(as vezes para, as vezes volta),não que atrapalhe muito,mas em pousos as vezes tenho alguns pequenos problemas com isso.Sabe como resolver esse problema ou amenizá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei , procuro sempre fazer os cenários bem leves mas em virtude dos detalhes presentes nos cenários pode ser que pese um pouco dependendo do PC usado.

      Excluir
    2. os cenarios do zanolli tu leve e suave, deve ser as configuraçoes do jogo

      Excluir
    3. Deve ser do meu PC,mas obg pela explicação!

      Excluir
  21. Só por curiosidade qual a programação para os proximos?? quais serão eles Zanolli ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sei, preciso acabar algumas pendencias que eu tenho com uns amigos.

      Excluir
  22. Zanolli faz agora o terminal 2 de Confins pra gente colega se der ai de boa. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também é uma pendencia hehehe....

      Excluir
    2. Então rapaz, se é uma pendência termina logo ele, melhor do que você for começar fazer outro aeroporto ai, demora muito outro aeroporto, esse de Confins ai, já esta feito. Seria interessante esse terminal 2 logo pra todos daqui.

      Forte abraço, pense nisso que te falei.

      Excluir
  23. Olá Zanolli, Parabéns pelo trabalho!!!
    Como eu faço as pontes moveis se movimentarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Everson , está escrito na postagem :
      "O cenário está sendo lançado com as pontes de embarque estáticas pois as móveis continuam em desenvolvimento/testes de otimização e de desempenho e tão logo fiquem prontas o Jefferson disponibilizará um "patch" para a instalação delas no cenário."


      Excluir
  24. Zanolli, Já que estão sugerindo cenários, aqui vai o meu: Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu. É um aeroporto muito importante do meu Estado do Paraná e não há um cenário decente para ele que podemos encontrar. Pense nisso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Grande trabalho!!! Parabéns mesmo, num quero fazer nenhum pedido não somente agradecer, obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Rzanolli faça o aeroporto de Macaé,RJ é o aeroporto de maior movimentação de helicópteros do Brasil devido a Bacia de Campos por causa da Petróbras !!!!!! fica a dica grande abraço e meus Parabéns pelo excelente trabalho .

    ResponderExcluir
  27. Dicas pra novos cenários:sbfi,como ja citaram,sbfz,que se não já estiver feito ou já estiverem fazendo seria uma boa,porque as obras da copa mudaram um pouco o aeroporto,sbjp,que se for possível também,seria uma boa pois só tem um para fs2004,e sbcy que tá com o terminal aumentado depois da copa,se for possível,claro,pq infelizmente o autor desse aeroporto faleceu.Essas são as minhas dicas para novos projetos se vc quiser fazer algum deles depois que vc resolver,é claro, as suas pendencias,que também vão ser muito importantes como o terminal 2 de sbcf.Por último gostaria de agradecer por todos os cénarios já feitos e pelo trabalho que vc faz,sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel , SBFI é uma boa idéia , SBFZ já tenho pronto mas precisaria atualizar e SBCY me parece que já tem um sendo feito.

      Excluir
    2. Onde vc viu que estão fazendo sbcy(cuiabá)?E outra pergunta,o seu cenário de sbrf,eu o tinha,mas reinstalei meu fsx e perdi esse cenário,ai não achei na net o seu de novo e acabei baixando o do gustavo luna,o problema é que o dele é bem antigo,sabe onde posso encontrar e se posso encontrar o seu cenário de sbrf?

      Excluir
    3. É um amigo meu o Eduardo que está fazendo , quando estiver pronto eu aviso aqui , sobre o cenário de REC eu também não tenho mais , não gostava muito dele e apaguei.... rs

      Excluir
    4. ata kkkk,td bem,recife mudou muito com as obras pra copa do mundo?

      Excluir
  28. Grande Zanolli, ficou MUITO bom, sei q já tem o da Tropicalsim mas um SBGL ou um SBGR cairia bem ein hehehe, grande abraço, você tem um talento incrivel!

    ResponderExcluir
  29. Zanolli, fiquei vislumbrado com o cenário esta muito real! já tem uma data para liberar a atualização dos jetways?

    ResponderExcluir
  30. segui link do novo terminal de confins inaugurado-> http://www.aeroin.net/especial-inauguracao-do-terminal-2-do-bh-airport/

    ResponderExcluir
  31. Ótimo trabalho, o cenário está perfeito! Infelizmente eu estou tendo um problema já citado por um usuário, algumas aeronaves estão invisíveis. Este problema só acontece no terminal 2 com aviões da Azul, não estou tendo esse problema com outras companhias aéreas. Já tentei ativar e desativar o DX10, porém o problema persiste. Estou utilizando o tráfego ICEAI v6 no FSX, mas não acho que isso é um problema no mesmo, pois em cenários defaults do jogo, as aeronaves estão normais. Se você sabe como resolver este problema, ou sabe algo sobre ele, por favor me informe. Mais uma vez, parabéns pelo cenário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No FSX as aeronaves de tráfego aéreo que não sejam nativas para FSX ficarão invisíveis durante o dia se a sombra do avião estiver ativada no controle de display do FSX ( Aircraft cast shadows on the ground ), para vê-las é só desativar as sombras. As aeronaves de tráfego aéreo nativas para FSX não apresentam esse problema.

      Excluir
  32. Muito obrigado pela atenção! O problema foi resolvido. Você está fazendo um ótimo trabalho. Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Excelente trabalho como sempre :)

    ResponderExcluir
  34. estava como mesmo problema do Luiz Eduardo e também foi resolvido !! esse Rzanolli é fera !!!!!

    ResponderExcluir
  35. Zanolli, estou com um problema no terminal 1: os prédios ficam pretos em boa parte deles. Tem algum "truque"para resolver isso? Abç.

    ResponderExcluir
  36. RZanolli, boa tarde. Instalei porém ele não aparece. Só aparece quando desativo o Porto Alegre do Paulo Ricardo. O que posso fazer? Abraço e parabéns pelo belíssimo cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns arquivos do cenário dele que precisam ser tirados, é só escrever para ele que ele informa.

      Excluir
  37. RZanolli, vcs tem algum plano de fazer SBRF Recife? Minha cidade ainda nao tem nenhum cenário bom!!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns.. muito show. Merece muitas doações..

    ResponderExcluir
  39. Cara excepcional esse cenario, porem gostaria de saber se tem a como desativar as luzes da center line, pois como sei o aeroporto real nao tem elas, tem como fazer isso excluindo algum arquivo de luz, fico no aguardo, mais uma vez grande cenario..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade , na versão do FSX ele ficou com as luzes de centro na pista , não tem como excluir sem trocar o arquivo da pista , vou deixar anotado para corrigir.

      Excluir
  40. Zanolli, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho! Gostaria de dar uma dica. Alguns cenarios principalmente da regiao norte e nordeste estão bem defasados,inclusive não funcionam com o directx ativado, como macapá, rio branco, teresina, são luis, joao pessoa, aracaju, boa vista, porto velho, santarem. Por n se tratarem de aeroportos grandes, fica a dica pra vc fazer algum deles. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Ótimo trabalho, ficou absolutamente perfeito!

    ResponderExcluir
  42. Zanolli Tem Alguma Possibilidade de Você Fazer o Cenário do Aeroporto de Cuiabá Marechal Rondon?

    ResponderExcluir
  43. Olá Zanolli, parabéns pelo excelente trabalho. Seus cenários são muito bem feitos e bem leves. No momento não estou em condições de fazer uma doação, pois estou desempregado, mas assim que eu puder farei, pois seu trabalho merece. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Phelipe , nada a ver com uma doação mas espero que consiga uma colocação em breve, boa sorte !

      Excluir
  44. Boa tarde Zanolli, eu vi a uns meses atrás uma publicação de um projeto do aeroporto de Viracopos mas depois não vi mais nada a respeito dele, então resolvi vim aqui para saber dele e se precisar de fotos eu posso ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme mas VCP já tem um sendo feito pelo Paulo Ricardo.

      Excluir
  45. Boa noite Zanolli!! Sou novato na aviação virtual e gostaria de dar os parabéns pra vc!!! Excelente cenário, porem estou com um problema. Quando clico para gerar uma rota apartir do flight planner do jogo saindo de SBPA para qualquer aeroporto ele da o seguinte erro. "Failed to generate a valid Airway route. You many want to try vor-to-vor our direct gps instead"
    Agora se for de qualquer aeroporto para SBPA funciona normal. O meu é o FSX Steam edition, exite alguma forma de resolver isso?

    ResponderExcluir
  46. Faz um cenário do aeroporto de Sorocaba (SDCO).

    ResponderExcluir
  47. https://gyazo.com/10a0d86a4d808f88c8f0420b2a844815

    Que foi aqui?

    ResponderExcluir
  48. Parabéns Irmão, trabalho como sempre, perfeito!

    ResponderExcluir
  49. PARABENS PELO CENARIO, Sera q poderia fazer o cenario novo de Viracopos?

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, estou tendo problema com o solo, está todo preto. Utilizo o P3D v3.2 e também estou utilizando o SODE. http://imgur.com/a/ijcYl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie uma imagem para o meu e mail que está no leia-me do cenário.

      Excluir
    2. nao estou conseguindo, a mensagem nao esta enviando para vc

      Excluir
    3. Veja se não tem outro cenário ativo da área , tente reinstalar.

      Excluir
  51. Boa noite Zanolli, primeiramente parabens pelos cenarios que são espetaculares. Eu instalei o cenario de Porto Alegre e a noite a iluminaçãodo patio e nos gates não aparecem, fica tudo escuro. Em Florianópolis a mesma coisa, fica tudo escuro no pátio. Pra tirar a duvida, carreguei o cenario de Confins, Curitiba e Brasilia a noite, e a iluminção está perfeita. Entao nao o que acontece com o cenário de Porto Alegre, se puder dar uma ajuda te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio , a iluminação dos pátios à noite são feitas com texturas , não há motivo para elas não aparecerem a não ser que você tenha instalado outro cenário , que pode ser um foto real da área ou um outro arquivo AFCAD do aeroporto. Florianópolis não é de minha autoria mas provavelmente deve estar acontecendo a mesma coisa.

      Excluir
    2. Blz Zanolli, resolvi substituindo a pasta do cenário, de repente na copia faltou algum arquivo, no caso de FLN eu me equivoquei, e outro cenário. Muito obrigado, pela ajuda, abraço !!!

      Excluir
  52. Minha pista ta fora de curso, no ils é 105 e a pista ta em 107, sera que é algum erro na instalação?

    ResponderExcluir
  53. Boa comando! Parabéns e obrigado!

    Estou atrás de um contato comercial seu... Poderia me passar?

    Desde já grato!

    ResponderExcluir
  54. RZanolli, me chamo Felipe e gostaria de saber se você aceita fazer cenário por encomenda. Se aceitar, quanto custa um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, agradeço o seu interesse mas no momento não teria tempo disponível.

      Excluir
  55. Rzanolli faz o cenario de Recife por favor o unico desatualizado entre os aeroportos brasileiros um cenario como recife tem que ser feito um atual feito os outros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor ,já tem um sendo feito http://es-cenarios.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. ou vc pode converter esse cenario pro fsx http://www.hangarxplane.com.br/novo-cenario-do-recife-sbrf-v1-1/

      Excluir
  56. Bom dia Zanolli. Parabéns pelos cenários, todos muito detalhados e incríveis, tenho uma duvida, na integração com o SODE, algumas aeronaves ele não funciona a ponte, ela não conecta a aeronave, por exemplo no E190 da Wilco, você sabe dizer o porque, o que posso fazer para resolver. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode acontecer mesmo em algumas aeronaves que tenham a ou as portas configuradas corretamente como em alguns modelos de tráfego aéreo da AIA , infelizmente ainda não descobri o porquê. Não funciona em nenhuma posição de parada ?

      Excluir
  57. Como sempre mais um excelente trabalho. Goiania seria uma boa opção de cenário. Lá agora tem novos terminais. Abraço

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Zanolli.
    Após ter instalado os cenários de SBPA e SBCT, tive uma queda de cerca de 8FPS quando direciono a camera do FSX para os detalhes do cenário. Quando direciono a camera para outro local que não seja do cenário, o fps volta a aumentar normalmente. Teria alguma opção nos cenários para resolver essa questão de gráficos?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido aos detalhes dos cenários é normal uma queda de FPS mas eles rodam satisfatoriamente na maioria dos PCs. Tente tirar a opção de sombras dos objetos 3D e das aeronaves, diminuir o tráfego aéreo.

      Excluir
  59. Olá Zanolli, realmente os seus trabalhos são fenomenais!! Eu instalei o SBPA mas não ficou com a grama como na foto, será que é por causa do mesh que utilizo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mesh não tem influência nenhuma nessa questão , pode ter diferença dependendo das configurações usadas nos gráficos.

      Excluir
    2. Então você poderia me passar, por favor, as configurações que você utiliza para obter essas imagens?

      Excluir
    3. Sim , meu PC é um Core 2 Duo , com PV NVídia 9600GT as cores vão depender dos ajustes no painel de controle da NVidea mais as configurações e resolução do monitor.

      Excluir
  60. Olá, alguém sabe algum trafego bom para o fsx que não fique bugando, alias adoro esse site, assim que eu puder faço uma doação generosa

    ResponderExcluir
  61. Os teus cenários para FSX estão em um padrão acima do nível da maior parte dos existentes. Além do mais, inexistem neles bugs e/ou "pontos fantasmas" que causam crash, como é muito comum em outros. Pena que ainda temos poucos, mas incentivamos para que continue neste trabalho de artífice. Grato.
    sergio.larghi@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Está parado as novidades Zanolli, tem previsão quais próximos cenários que iras fazer??

    ResponderExcluir
  63. Valeu! Melhor SBPA que já vi! Guardado a sete chaves!

    ResponderExcluir
  64. Você vai fazer o aeroporto de SBKP?

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde professor, alguma novidade para nós?? desde o ano passado ainda não tem novos cenários saindo do forno? kkkk abraço e parabéns pelos otimos trabalhos.

    ResponderExcluir
  66. Olá RZanolli, estou tendo problemas para instalar o Aeroporto SBPAX16, ao carregar no fsx steam edition ele aparece um erro "SCENERY.CFG file error. Local scenery directory (Program Files (x86)\Microsoft Games\ Microsoft Fligth Simulator X\ Addon Scenery\SBPA X16\ SCENERY) in scenery Area.122 not found"
    Fiz algo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber, tente desinstalaro cenário de acordo com a instrução no leia-me :

      Para desinstalar primeiro desative o cenário em “scenery library” e depois delete a pasta SBPA X16.

      reinicie o FSX sem o cenário, não deve mais aparecer a mensagem de erro.

      Baixe uma nova cópia e tente reinstalar.


      Excluir
  67. Zanolli faz sbrf por favor não tem em nenhum local um aeroporto bom pro jogo vc pode ver que os principais aeroporto do brasil estao bonitos e atualizados menos o de Recife SBRF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem um sendo feito pelo "vevetos" , membro do forum Voo Virtual e me parece que vai ficar muito bom.

      Excluir
    2. pode me mandar o link do forum por favor?

      Excluir
  68. boa noite, gostaria de entrar em contato com voce para encomendar alguns cenarios, lembrando que eu gostaria de fazer uma doação. por favor, me responda. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo , no momento não posso assumir nenhum compromisso pois estou trabalhando em 2 cenários , SLZ e CNF então não teria tempo disponível mas agradeço o seu interesse.

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, quem está fazendo o cenário de Goiania é o Murillo do Forum Voo Virtual.

      Excluir
  70. Zanolli,boa noite.
    Há um cara vendendo seus cenários no mercado livre sobre o nome de "ns simulações".Trata-se de um crime.
    Ele também vende outros cenários gratuitos.Infelizmente não consegui convencê-lo que é errado.
    Mas fica a dica,coloque os créditos dos seus cenários em algum lugar(dentro de um finger,gate,por exemplo)para evitar este tipo de comportamento do criminoso.
    Obrigado pelos cenários,um abraço!
    Eis o link:http://bit.ly/2gOEShN
    acredito que com ajuda da comunidade podemos derrubá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo informe amigo mas infelizmente essa é uma realidade com a qual convivemos há um bom tempo e não há muito o que fazer , só lamentar por quem está pagando por algo que não precisaria pagar é só procurar melhor.
      Agradeço também a sua dica :-)
      Grande abraço !

      Excluir
  71. Caro amigo, pelas fotos está muito bonito o cenário porém o link está com problema, o download não inicia, poderia upar em outra plataforma? O MediaFire está passando por problemas judiciais até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testei os 2 links agora e estão funcionando normalmente.

      Excluir
  72. faz o cenario de campinas pro fsx sbkp

    ResponderExcluir
  73. Zanolli,o senhor que fez o cenário de Zona da mata?
    Ou foi o senhor Alexandre?Não achei contato com o Alexandre,então pergunto ao senhor:Posso converter o cenário SBZM para xplane e distribuir na comunidade GRATUITAMENTE com os devido créditos?O processo de conversão é bem simples,e nós do xplane não temos um cenário de SBZM.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cenário é do Alexandre , acho melhor você perguntar para ele diretamente :
      http://alexandresilva8.blogspot.com.br/2015/05/aeroporto-zona-da-mata-mg.html
      Fica mais certo.

      Excluir
  74. Olá Zanolli,como vai? primeiramente parabéns pelo seu trabalho, realmente excelente, tanto que humildemente venho te pedir se possível,que possa fazer um cenário de SBUL- Uberlândia MG gosto de fazer voos lá,e gostaria de um bom cenário atualizado, ja procurei até tentei criar um mas não consegui, então melhor falar, pedir, ou mesmo pagar,para quem sabe rs... já que o que tenho não é atualizado, acho que na verdade só existe ele, no caso para fs2004, eu o ajudaria financeiramente,... desde ja muito obg e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lukas , tem um cenário para o FSX feito em 2010 pelo saudoso Rubens Gonsalves que ficava hospedado no Site do Terra Brasilis ( esse site não existe mais ) mas com certeza não está atualizado. Como eu tenho esse cenário se te interessar posso te enviar.
      No momento não posso assumir nenhum compromisso pois tenho que terminar SLZ e a parte nova de CNF.

      Excluir
  75. Boaa Zanolli, você teria ae o site do Eduardo Mello, que faz o SBCY X17? Desde já agradeço!! E você poderia fazer o cenário Manaus SBEG? Curto dms teus cenários!!!! Grande abraço meu querido e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro que eu saiba o Eduardo não tem site e SBEG já tem um feito pelo Daniel Mubarac.
      Obrigado !
      Grande abraço

      Excluir
  76. Olá ... Esse seu cenário funcionaria do Prepar3d v4 ?

    ResponderExcluir
  77. Estou com um bug no P3D V4 poderia me enviar um e-mail para que eu possa lhe encaminhar as imagens? Grato parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  78. Amigo baixei o cenario de Brasilia e Confins para FSX e uso o da Steam, so que não aparece o cenário todo, so tem as Runways e os prédios não aparecem no cenário, tem alguma dica de instalação ou solução? Parabens Pelo Trabalho, abraços.

    ResponderExcluir
  79. Olá! Você vai fazer cenário do Rio de Janeiro, galeão e são paulo guarulhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto não , já existem cenários desses aeroportos.

      Excluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Por gentileza teria como fazer os mesmos cenarios para o FS2004 pocha tem tanta gente que voa no antigo FS2004 e preciza de cenarios atualizados vamos dar um pouco mais de valor ao pessoal que usa o FS9 estamos sem dinheiro para investir em boas maquinas e utilizamos o FS2004 como recuo para nossa simulaço de voo chega de preconceito burro comtra o povo que usa o FS2004 estamos cansados de gracinhas pra cim do FS2004 e simulador veio nao sa mais nada para ele ele e horrivel deixando bem claro sou muito fa do seu trabalho mas poh o FSX eo P3D nao inventou a roda nao vamos dar mais atençao ao povo da simulaçao do FS2004.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia. no cenário SBCT, aparecem 2 pontes móveis uma fixa do cenárfio e outra dinâmica. Como resolver o problema?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é feita a instalação das pontes móveis é trocado o arquivo que contem os prédios do aeroporto e que inclui as pontes estáticas por outro de mesmo nome que não as contém , na hora da instalação das pontes móveis primeiro ele instala as pontes móveis na pasta do SODE
      e depois na sequencia da instalação ele substitui o arquivo SBCT X16.BGL do cenário que contem as pontes fixas por outro que não as contém. Se essa substituição não for direcionada corretamente para a pasta do cenário você ficará com dois arquivos do aeroporto , um com as pontes estáticas e um sem. Use a busca do Windows para localizar no seu computador o arquivo SBCT X16.BGL que está fora da pasta do cenário e o exclua.

      Excluir
  83. ola seu cenario n tem trafico aereo?

    ResponderExcluir
  84. Ola. Utilizo o P3D V4.2 e o aeroporto (os predios), estão todos pretos. Tem idéia de como consertar? Abraço.

    ResponderExcluir
  85. As pontes de embarque e o corredor de embarque do Terminal 2 estão bugados no Prepar3d v4

    ResponderExcluir
  86. olá, como faco para por um trafego aéreo no aeroporto???

    ResponderExcluir
  87. OLÁ, EU BAIXEI NO MEU FSX SÓ QUE O CHÃO FICA AZUL, ME AJUDA???

    ResponderExcluir
  88. Boa noite. Sei que n'ao deveria estar atrapalhando nessa fase da sua vida. Mas eu estou tentando colocar as luzes dinamicas no SPBA. Mas ja tirei todos os efeitos, porem aquela fumaça alaranjada não sai. Qual arquivo eu removo/modifico, ou vc tem o "sbpa16x p" sem efeito algum? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "fumaça alaranjada" ???? isso não tem no cenário Aurelio.

      Excluir
    2. Desculpe, foi a forma que achei para descrever o efeito.

      Excluir
    3. Então , será que esse efeito de "fumaça alaranjada" não seria de algum outro cenário da cidade ?

      Excluir
  89. Boa tarde a todos, eu instalei a atualização, para minha surpresa fui programar um voo de SBSP (Congonhas) para SBPA (Salgado Filho) e todas cartas sumiram do FMC (PMDG737NGXu), nada de SID, STAR, IAC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza não tem nada haver com os cenários companheiro.

      Excluir
    2. Comigo acontece a mesma coisa no AIRAC 2007, so no SBPA e foi depois que instalei o cenario.

      Excluir
    3. as frequencias de SBPA foram atualizadas... localizador tb, fiz um voo agora fazia tempo que não visitava, o 747 não achou o loc mesmo com o 110.30... era IPA virou IAG... só pega com o 737 que a frequência é colocada manualmente, questão update de navegação, um pequeno update no cenário cairia bem

      Excluir